Véu de noiva

Véu comprido ou curto? Cobrir o rosto ou só os cabelos? Qual o seu preferido? Prá mim o véu era símbolo  de religiosidade, antigamente as mulheres usavam véu para ir a igreja rezar em sinal de respeito.  Ou então aquele véu que as freiras usam escondendo o cabelo, eu estudei em colégio de freiras e a maioria das crianças morriam de vontade de puxar para ver o que elas tinham por baixo, já que o boato que corria é que elas eram carecas! Mas enfim, chega de bobagens! Como eu adoro descobrir o significado das coisas e pesquisando no Wikipédia encontrei isto:

“…Véus compridos, cobrindo o cabelo e a face, substituíram o uso do cabelo longo e solto como símbolo da virgindade da noiva. O véu que cobria a face era normalmente removido ao apresentar a noiva ao noivo, ato que nos casamentos modernos é ignorado. Na tradição judaica a noiva era desvelada apenas antes da consumação do casamento.

Não é claro que o uso do véu no casamento é um uso não-religioso, uma vez que na tradição ocidental casamentos quase sempre acontecem em situações religiosas. Entretanto, o uso do véu no casamento predata a associação da cerimônia do casamento com a religião cristã. Noivas romanas usavam véus coloridos para espantar maus espíritos e posteriormente esse véu foi adotado nas cerimônias cristãs. O véu, uma vez tornado símbolo de virgindade, passou a ser adotado também por mulheres cristãs que consagravam sua virgindade a Cristo. …”

aqui alguns modelitos para se inspirar:

Kate Middleton foi bem mais humilde que a sua sogra no comprimento do véu

O véu da lady di tinha 7,5m de comprimento

E aí, escolheu o seu?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s